O atual secretário de Educação e vice-governador do Maranhão, Felipe Camarão (PT), comemorou números importantes do avanço da educação maranhense.

De acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua – PNAD Contínua, divulgada na quarta-feira (07), tivemos uma queda significativa do analfabetismo no Maranhão.

No Brasil, em 2022, havia 9,6 milhões de pessoas com 15 anos ou mais de idade analfabetas, o equivalente a uma taxa de analfabetismo de 5,6%. Dessas pessoas, 55,3% (5,3 milhões de pessoas) viviam na Região Nordeste e 22,2% (2,1 milhões de pessoas) na Região Sudeste. Em relação a 2019, houve uma redução de 0,5 ponto percentual (p.p.) dessa taxa no País, o que corresponde a uma queda de pouco mais de 490 mil analfabetos em 2022.

No entanto, a maior redução no Brasil foi justamente no Maranhão. Em 2019, a taxa no estado maranhense era de 14,6%, mas agora caiu, apontando uma redução de 2,5 p.p. em relação ao dado de 2022 (12,1%). Essa redução foi a maior entre todas as unidades da federação para o período de entre 2019 e 2022.

Em contato com o Blog, Felipe Camarão comemorou o resultado e destacou que a ideia é sempre avançar mais.

“Termos obtido a maior redução entre todos os estados no analfabetismo é muito importante, pois demonstra que estamos no caminho certo e seguiremos assim, por determinação do governador Carlos Brandão. É momento de comemorar, mas não vamos nos acomodar e sempre iremos buscar avançar na Educação do Maranhão”, afirmou Camarão.

É aguardar e conferir, mas os números apenas comprovam o bom trabalho que sempre foi desenvolvido por Felipe Camarão.