O promotor Lindonjonson de Sousa, da 2ª Promotoria de Justiça da Defesa da Educação, recomendou que o Tribunal de Justiça Desportiva Escolar (TJDE) reintegre a equipe de futsal infanto masculino do colégio Upaon-Açu nos Jogos Escolares Ludovicenses (JEL’S).

A equipe, conforme o Blog destacou (reveja), foi suspensa da competição por 180 dias pela Comissão Disciplinar Especial dos JEL’S devido a um episódio de racismo ocorrido dentro da sua competição.

Segunda a denúncia, no dia 21 de maio, teria sido registrada uma manifestação racista da torcida durante a partida de futsal, na categoria infanto, no Ginásio Costa Rodrigues, entre Colégio Upaon-Açu, da rede particular, e do Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA), da rede pública estadual.

A manifestação lamentável teria sido contra um aluno/jogador do IEMA. A vítima relatou ter ouvido gritos e xingamentos vindos da arquibancada, mas não pôde identificar as pessoas, pela quantidade de gente no local e por estar de costas para o público no momento dos ataques racistas. No entanto, o atleta assegurou que as ofensas vieram da torcida adversária.

Diante da situação, a Comissão Disciplinar dos JEL’S além de suspender o time do Upaon-Açu, ainda aplicou uma multa de um salário mínimo, convertido em cestas básicas.

O principal problema para atender a recomendação do MP é que a competição seguiu e neste último fim de semana foram definidos os dois finalistas do torneio infanto de futsal masculino, classificatório para os Jogos Escolares Maranhenses (JEM’S).

É aguardar e conferir, até porque se atender a recomendação do MP, os JEL’S terão que voltar a competição para o início dos jogos eliminatórios e, de certa forma, prejudicar as duas escolas que já se classificaram para a final e para a etapa intermunicipal.