Já está tudo pronto para a estreia oficial do São João do Maranhão 2023 – o Maior São João do Mundo, no Arraial do Ipem, um dos mais tradicionais dos festejos juninos.

Uma ampla programação diária foi preparada com diversas atrações dos mais variados segmentos para representar toda a tradição cultural junina maranhense. O Arraial do Ipem fica localizado no bairro Calhau (Avenida A) e a  programação diária começa dia 4 de junho e vai até o dia 9 de julho.

Para a noite de estreia, foram programados os grupos e artistas: Tambor de Crioula  Catarina Mina, Grupo Piaçaba, Boi Encanto da Ilha, cantora Thais Moreno, Boi de Morros (orquestra), cantor Erick Andrade,  Boi de Axixá (orquestra) e Boi da Maioba (matraca).

A programação começa às 17h30, e a entrada em todos os arraiais promovidos  pelo Governo do Estado e organizados pela Secretaria de Estado da Cultura,  é gratuita.

O São João do Maranhão, o Maior São João do Mundo,  terá mais de 60 dias de festa. De acordo com o secretário de Estado da Cultura, Yuri Arruda, mais de 1.266 atrações foram habilitadas a participarem da programação.

No arraial do Ipem, o público vai poder se encantar com todos os tipos de manifestações culturais juninas maranhenses. O arraial está preparado para atender a uma multidão. No ano passado, segundo a coordenação do evento, pelo menos 20 mil pessoas passaram diariamente pelo local.

Infraestrutura – O espaço contará com Área Kids, dois palcos (Palco principal GeoSpace e o Palco Alternativo), além do Barracão do Forró, com o tradicional forró arrasta-pé.

Em todo local há espaços instagramáveis, área para acessibilidade, pontos de ativações de parceiros, área especifica para soltura de bombinhas, barraca de tiros, área de restaurantes.
E quando se fala de arraial, não dá para não falar da comida típica que não pode faltar nos arraiais. Para garantir que os melhor da culinária esteja presente, o Arraial do Ipem disponibiliza   24 barracas e 3 tendas para beneficiários do programa Mais Renda, 26 barracas, 17 Food Trucks /8 Bike Lanches, 5 restaurantes, 1 Vila do Chopp.

“Importante lembrar que em todos os nossos projetos, há  uma preocupação que não haja apenas entretenimento, mas também da geração de emprego e renda. O São João, ao mesmo tempo que mostra toda a nossa cultura, movimenta toda uma rede de serviços e negócios e garante, durante o período, que as pessoas possam ter alguma renda com seus produtos e serviços”, disse o secretário de Estado da Cultura, Yuri Arruda.