De maneira bem célere, como deve ser, o Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) já julgou uma ação sobre fraude em cota de gênero das eleições de 2022.

O TRE-CE condenou o Partido Liberal (PL) por fraude à cota de gênero nas eleições do ano passado. Com a decisão, os deputados Alcides Fernandes, Carmelo Neto, Dra. Silvana e Marta Gonçalves, eleitos pelo partido para a Assembleia Legislativa do Ceará (Alece), devem perder seus mandatos.

Pela decisão desta quinta-feira do TRE, todos os votos dados ao PL devem ser anulados. Desse modo, os quatro deputados eleitos pelo partido para Alece teriam seus diplomas de posse cassados. Seus suplentes também não poderiam assumir as vagas.

Vale ressaltar que mesmo após decisão do TRE, a cassação dos diplomas só é efetivada após julgamento do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em Brasília.

De qualquer forma, o TRE-CE fez a sua parte e com a celeridade que se espera, afinal julgou, em cerca de seis meses, a denúncia de fraude à cota de gênero nas eleições de 2022.

O TRE-MA também precisa seguir o mesmo caminho e dar celeridade as ações que tramitam na Justiça Eleitoral do Maranhão, com relação as eleições do ano passado.