Está previsto para esta terça-feira (30) uma reunião do Conselho de Ética da Câmara Federal, onde serão analisados sete pedidos por supostas quebras de decoro de deputados.

As representações são motivadas por xingamentos e bate-bocas em audiências públicas e durante as sessões, além de acusações de ameaças, transfobia, assédio e até pisão no pé de outro parlamentar.

Dois deputados maranhenses – Duarte Júnior (PSB) e Márcio Jerry (PCdoB) – estarão na pauta, sendo que Duarte como vítima e Jerry tendo sido acusado de assédio.

O PSB representou contra a deputada Carla Zambelli (PL-SP) por ter xingado o deputado Duarte Júnior em uma reunião da Comissão de Segurança Pública destinada a ouvir o ministro da Justiça, Flávio Dino. O partido pede a perda do mandato da deputada.

Já Márcio Jerry é acusado pelo PL de importunação sexual e violência política de gênero contra a deputada Júlia Zanatta (PL-SC). Jerry nega e afirma que situação foi deturpada pela parlamentar. Partido quer perda do mandato do deputado por quebra de decoro parlamentar.

Caberá ao presidente do Conselho de Ética sortear uma lista tríplice para fazer a escolha dos relatores, sendo excluídos do sorteio os deputados que forem do mesmo partido ou estado do parlamentar. Depois disso, o presidente do conselho escolhe um nome para relatar o caso, onde terá 10 dias úteis para apresentar um parecer preliminar, que poderá ser pelo prosseguimento ou arquivamento do caso.

É aguardar e conferir.