Nesta segunda-feira (29), foi confirmado que o senador Izalci Lucas (PSDB-DF) apresentou um pedido de quebra de sigilo telefônico e telemático do ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino (PSB) na CPMI dos atos do 08 de janeiro.

Já existem pedidos de convocação e convite para que Dino preste esclarecimento na CPMI. Só que agora, o senador Izalci Lucas pediu a quebra de sigilo no período de 1º de novembro de 2022 a 30 de abril de 2023.

O requerimento ainda pede que Google, WhatsApp, Facebook e Apple enviem informações das atividades do ministro em suas bases de dados. Entre os pedidos estão os dados cadastrais, registros de conexão, localização, conteúdos armazenados na nuvem e backups de conversas.

O senador também pediu ao Ministério da Justiça a cópia integral de todas as mensagens enviadas por Dino pelo e-mail funcional, incluindo arquivos anexos.

Nas suas redes sociais, o senador Izalci Lucas tem afirmado que o Governo Federal poderia ter evitado o que ocorreu no 08 de janeiro e tem saído em defesa das forças de segurança do Distrito Federal.

“Contem comigo na CPMI dos atos de 8 de janeiro para defender o DF. Nossas forças de segurança não podem levar a culpa pelo o que aconteceu”, destacou o senador do Distrito Federal.

Vale ressaltar que todos os pedidos serão apreciados pelos 32 membros da CPMI.

É aguardar e conferir.