Depois de um início claudicante na articulação política no Congresso Nacional, o Governo Lula quer mudar o cenário e tem se movimentado intensamente nesse sentido.

A primeira forte cobrança veio para o PSB. O vice-presidente da República, Geraldo Alckmin (PSB), esteve reunido com o ministro de Relações Institucionais, Alexandre Padilha (PT), e lideranças do PSB para cobrar o apoio do partido ao governo nas votações do Congresso. O voto contrário de alguns deputados do PSB na votação do marco do saneamento, motivou o encontro.

O PT quer fidelidade dos partidos quem possuem ministérios no Governo Lula. O ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino (PSB), não esteve no encontro, mas foi representado pelo secretário executivo da pasta, Ricardo Cappelli (PSB).

Outros aliados – Além de cobrar fidelidade dos aliados, o Governo Lula vai lançar uma ofensiva para buscar parlamentares de outros partidos, principalmente do PL, PP e Republicanos.

A ideia é trazer para a base do governo cerca de 75 deputados, a maioria seriam parlamentares do Nordeste, região na qual a oposição a Lula traz mais dificuldades aos políticos.

Entre os deputados que estão em negociação, alguns são do Maranhão.

É aguardar e conferir.