A partir desta quinta-feira (20) a Segurança Pública no Maranhão ganha um novo impulso. Por iniciativa do deputado federal Aluisio Mendes (Republicanos), dezenas de novas viaturas foram entregues a várias cidades do interior maranhense.

A solenidade de entrega das viaturas ocorreu em São Luis, no Comando Geral da Polícia Militar, e contou com a presença do governador Brandão, da presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputada Iracema Vale e diversas autoridades políticas e representantes da segurança pública.

Aluisio Mendes em parceria com o governo do Maranhão fez a entrega das viaturas aos prefeitos: “A segurança é uma necessidade tão importante quanto saúde e educação. Diante desse pleito da população do interior maranhense estamos realizando hoje essa importante ação que reforça a segurança do nosso estado”, disse Aluisio.

Ao todo foram entregues 18 viaturas para as cidades: Apicum Açu (1), Carutapera (2), Primeira Cruz (1), Campestre (1), São Luiz Gonzaga (1), Senador Alexandre Costa (1), Turiaçu (2), Bequimão (1), Viana (1), São Benedito do Rio Preto (2), Governador Nunes Freire (2), Rosário (2) e São João Batista (1).

Além de sua atuação para equipar e modernizar as forças de segurança pública do estado, Aluisio Mendes também tem se destacado na Câmara Federal pela defesa que contempla também as guardas municipais. É dele a autoria do Projeto de Lei 1347/19 que permite às guardas municipais fazerem parte da Força Nacional de Segurança Pública (FNSP). A Lei 14.312/2022, que cria o Programa Nacional de Habitação para Profissionais da Segurança Pública, também contou com o apoio e articulações de Aluisio Mendes quando o parlamentar era presidente da Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado. A medida foi sancionada em 2022.

Recentemente, o deputado Aluisio protocolou projeto de lei de sua autoria que condiciona a implantação das políticas do Susp nos municípios à criação de secretaria e instituição da Guarda Municipal.

“Os municípios maranhenses são mais de 200 e em sua maioria falta efetivo policial no trabalho ostensivo e preventivo, o que dificulta a rotina no combate ao crime, especialmente neste momento em que precisamos intensificar a guarda preventiva nas regiões próximas às escolas. Então, para além do aumento do efetivo nas polícias Civis e Militares tenho defendido também que as cidades tenham Guardas Municipais bem preparadas e equipadas”, defendeu Aluisio.