O Blog do jornalista Ricardo Noblat, do Portal Metrópoles, trouxe a informação de que prefeitos maranhenses, quando da Marcha dos Prefeitos em Brasília, e alguns parlamentares do Maranhão teriam “lançado” o nome do ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino (PSB), para a disputa da Presidência da República em 2026 (veja aqui).

As declarações, pra lá de empolgadas, teriam acontecido no dia em que Flávio Dino esteve na Comissão de Constituição e Justiça da Câmara Federal e, efetivamente, teve um bom desempenho, como o Blog já destacou (reveja).

No entanto, a declaração, com repercussão na imprensa nacional, pode ter um efeito contrário.

Pelo destaque no início do mandato do atual presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), as vezes aparecendo até mais do que o próprio presidente, muito em virtude dos atentados aos três poderes em 08 de janeiro, Dino já estava causando ciumeira em alguns petistas.

Inclusive alguns já tramavam, nos bastidores, uma maneira de enfraquecer Dino, justamente para que não se tornasse uma opção viável para 2026 e tirasse o comando do Brasil das mãos do PT.

Sendo assim, o raciocínio é bem lógico: se a ciumeira e o incômodo já estava grande, imagina agora, que Dino começa a ter seu nome ventilado para as eleições de 2026, com o Governo Lula nem tendo alcançado 100 dias.

É bom Dino ficar atento, afinal como já dizia meu avô: “seguro morreu de velho, e o desconfiado ainda vive”.