A Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp), lançou no bairro Coroadinho, o programa São Luís no LED.  Com objetivo de modernizar a iluminação pública, o programa vai substituir lâmpadas antigas com luz amarela por iluminação em LED, em vários bairros da cidade. No polo Coroadinho, local escolhido para dar início aos trabalhos, serão mais de 1.200 pontos com lâmpadas substituídas.

O prefeito de São Luís, Eduardo Braide, participou da cerimônia de lançamento do programa, destacando a ação como mais uma forma de transformar São Luís em uma cidade inteligente, com mais benefícios para a população e economia para os cofres públicos. “Esse é um pedido antigo da população da nossa cidade, que a gente faça a substituição dessas lâmpadas amarelas, que são lâmpadas antigas chamadas lâmpadas de vapor de sódio, por lâmpadas de LED, que é uma luz mais forte, mais clara, que traz mais segurança onde a gente colocar. Além disso, ela tem a possibilidade de trazer uma economia também para o Município. Mas, o melhor de tudo é que nós vamos fazer isso em todas as ruas de vários bairros da cidade. Estamos começando hoje pelo polo Coroadinho”, afirmou o prefeito Eduardo Braide.

Como presente de aniversário pelos 46 anos, o bairro Coroadinho foi escolhido a ser o primeiro a receber a nova iluminação. A substituição das lâmpadas se estenderá para outras comunidades adjacentes do polo Coroadinho que terão mais conforto e segurança com as ruas mais iluminadas. Nos próximos dias, outros bairros serão contemplados com a mudança das lâmpadas. Só no Coroadinho, foram investidos um total R$2.189.628,35 na melhoria e modernização da iluminação pública do polo.

Programa São Luís no LED – O programa, executado pela Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp), aumentará significativamente a qualidade do serviço e a eficiência energética, o que se reflete na redução dos custos da Prefeitura com energia elétrica. Além de custos mais baixos, as lâmpadas LED têm uma vida muito mais longa do que outros tipos de lâmpadas, reduzindo os custos de operação e manutenção, levando São Luís cada vez mais para o conceito das Cidades Inteligentes.

“O LED é um tipo de lâmpada que é extremamente eficiente e tem um consumo de energia muito baixo. Então, é nessa visão de uma cidade inteligente que a gente vai fazer a substituição das nossas antigas lâmpadas, convencionais e amareladas, por lâmpadas de LED. Além, dela trazer uma luminosidade muito maior, uma qualidade melhor e efetividade na sua potência, ela consegue trazer uma redução no custo de energia”, explicou o secretário municipal de Obras e Serviços Públicos, David Col Debella.