A senadora Eliziane Gama (PSD-MA) demostrou nesta quinta-feira (30) preocupação com um dos itens que fazem parte do chamado arcabouço fiscal: a legalização da indústria de apostas no país.

A manifestação da parlamentar foi demonstrada durante reunião de líderes do Senado com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, que apresentou aspectos das novas regras fiscais.

Eliziane disse ao ministro e aos presentes que está preocupada com os efeitos da legalização dos jogos – um dos alvos da equipe econômica para arrecadar mais.

“É preciso ver se essa arrecadação que, por um lado, gera novas receitas se, por outro lado, não acabe criando despesas ainda maiores para a União. Em várias partes do mundo, onde se legalizou o jogo de azar, os sistemas de saúde enfrentam graves problemas com usuários dependentes, sem falar na cadeia de negócios escusos que acompanham essa atividade”, ponderou a senadora do Maranhão.

De acordo com a estimativa mais recente da Organização Mundial da Saúde (OMS), em 2016 a perda global anual dos apostadores foi estimada em US$ 400 bilhões.

Em 2021, a Comissão de Jogos do Reino Unido estimou a prevalência do distúrbio do jogo compulsivo em 0,4% da população.

Enfermagem – Eliziane Gama também pediu ao ministro que a nova política fiscal, cujas regras devem ser enviadas em breve ao Congresso Nacional, contenha “previsibilidade de recursos” para custear o piso nacional da Enfermagem.