Na sessão plenária desta terça-feira (28), o deputado estadual Júlio Mendonça (PCdoB) falou sobre a situação de diversos municípios maranhenses que vêm sofrendo com as fortes chuvas e com as consequências da voçoroca, um fenômeno geológico que consiste na formação de grandes buracos de erosão.

“Esse fenômeno vem acontecendo há décadas em consequência do desmatamento, do uso inapropriado do solo por madeireiros, pecuaristas e, agora, também pelos agricultores de soja”, disse o parlamentar.

Segundo Júlio Mendonça, as causas desse fenômeno poderiam ter sido evitadas. Para ele, cabe aos parlamentares fazer um debate, apontar soluções e criar condições para que os impactos sejam menores no futuro.  O deputado informou que está acompanhando uma comissão de juristas, coordenada pelo promotor de Meio Ambiente Fernando Barreto, que vem estudando e reavaliando as leis que tratam do assunto.

“Precisamos evitar esses fenômenos extremos que tanto assolam e prejudicam principalmente a população mais pobre”, frisou Mendonça.

O município de Buriticupu foi o maior atingido pelo fenômeno da voçoroca. Segundo o Corpo de Bombeiros do Maranhão, 51 cidades maranhenses já decretaram estado de emergência.