Depois de adiar em 24 horas, nesta sexta-feira (24), a viagem para a China por conta de uma “leve pneumonia”, o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), e sua comitiva correu o risco de ter a ida para o país asiático cancelada.

No entanto, o médico de Lula, Roberto Kalil Filho, tranquilizou a todos e disse que o quadro de Lula é bom e estável, podendo viajar para a China no domingo (26).

O principal evento da agenda – o encontro com o presidente chinês, Xi Jinping – está previsto para terça-feira (28) e não deve ser afetado pela mudança no dia de embarque.

Na gigantesca comitiva de Lula, a maior que já se deslocou à China, contará com quatro maranhenses. Estarão acompanhando o presidente da República, o governador Carlos Brandão (PSB), o ministro das Comunicações, Juscelino Filho (União), a senadora Eliziane Gama (PSB) e o deputado federal Fábio Macedo (Podemos).

A comitiva deve ser composta por mais de 200 pessoas, entre empresários, ministros e parlamentares. Lembrando que a China é o maior parceiro comercial do Brasil e a viagem tem por objetivo defender as relações já construídas e, se possível, ampliá-las.

É aguardar e conferir.