Demonstrando na prática o que afirma na teoria, que é um governador municipalista, o governador maranhense Carlos Brandão (PSB) participou de uma reunião entre a FAMEM (Federação dos Municípios do Estado do Maranhão) e o TCU (Tribunal de Contas da União), em Brasília.

O presidente da FAMEM e prefeito de São Mateus, Ivo Rezende (PSB), buscou o TCU para tentar evitar que 66 municípios do Maranhão sofram com redução de repasse constitucional, por conta do Censo 2022, que vai sendo realizado pelo IBGE.

Brandão destacou o apoio a FAMEM nesse encontro com o presidente do TCU, Bruno Dantas.

“Nossa pauta é sempre em prol do municipalismo, e estivemos em reunião com o ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), Bruno Dantas; com a presença do presidente da Famem, Ivo Rezende; do deputado Rubens Jr, do prefeito de Buriticupu, João Carlos; e do ex-prefeito Miltinho Aragão. Estamos na luta para impedir a redução de recursos do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) em cidades maranhenses, em razão de dados incompletos do IBGE. Agora, ainda mais fortalecidos, vamos à AGU”, afirmou Brandão.

O presidente da FAMEM ressaltou que recenseamento inconclusivo já estaria causando prejuízo aos municípios maranhenses.

“Junto com o nosso Governador Carlos Brandão, Deputado Federal Rubens Júnior, Diretor Geral da FAMEM Miltinho Aragão, Coordenador Juscelino Rezende, o Assessor jurídico Ilan Kelson e o Prefeito de Buriticupu João Carlos, em defesa de 66 municípios maranhenses, reunimos com o Presidente do Tribunal de Contas da União, Bruno Dantas, para tratar sobre a aplicação do recenseamento inconclusivo realizado pelo IBGE, que já começou a causar prejuízos. Seguiremos agora para dialogar com a Advocacia Geral da União”, afirmou Ivo Rezende.

Vale destacar que paralelo as articulações em Brasília, a FAMEM já iniciou uma “Busca Ativa” para apresentar ao IBGE, que abriu um prazo institucional de contestação administrativa junto ao órgão até o dia 27 de janeiro.

É aguardar e conferir.