O PCdoB do Maranhão realizou importante encontro neste sábado (10), que inclusive contou com a presença da secretária Nacional de Organização do partido, Nádia Campeão.

A reunião foi comandada pelo presidente estadual do PCdoB, deputado federal Márcio Jerry e contou com a participação do vice-governador eleito, Felipe Camarão (PT).

Entre as deliberações tomadas na reunião, o PCdoB recomendou aos cinco deputados que estarão na próxima legislatura o voto no deputado estadual Othelino Neto, que é do partido, na eleição da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa. Além disso, o PCdoB reafirmou apoio integral ao Governo Carlos Brandão (PSB).

Se contabilizarmos que os deputados estaduais do PCdoB irão atender a recomendação do partido, o atual presidente da AL, Othelino, já contabilizaria 12 votos oficialmente anunciados, uma vez que Rodrigo Lago já havia anunciando anteriormente o voto.

Sendo assim, neste momento, 18 “deputados” já declararam publicamente seus votos. Seriam 12 favoráveis a Othelino – Leandro Bello (Podemos), Yglesio Moyses (PSB), Wellington do Curso (PSC), Mical Damasceno (PSD), Janaína Ramos (Republicanos), Rildo Amaral (PP), Cláudia Coutinho (PDT) e os quatro do PCdoB (Ana do Gás, Júlio Mendonça, Rodrigo Lago e Ricardo Rios).

A deputada estadual eleita Iracema Vale (PSB) teria seis votos favoráveis – Antonio Pereira (PSB), Cláudio Cunha (PL), Rafael Leitoa (PSB), Abigail Cunha (PL) e Florêncio Neto (PSB).

É aguardar e conferir, afinal as articulações continuam, mas não está descartada um consenso para evitar a disputa no grupo político Brandão/Dino.