De acordo com o jornal O Globo, a Frente de Evangélicos pelo Estado de Direito encaminhou relatório a equipe de transição do Governo Lula sugerindo que o petista coloque evangélicos para compor sua equipe de ministros e inclua as pautas desse segmento religioso na sua política de governo.

A avaliação da Frente de Evangélicos pelo Estado de Direito, que inclui parlamentares e representantes da sociedade civil, é a de que não dá pra ignorar um segmento do eleitorado que deu ampla vantagem ao atual presidente da República, Jair Bolsonaro, na campanha deste ano – e seguirá sendo influente nos rumos do país.

Quem também apresentou uma sugestão interessante foi a senadora Eliziane Gama (Cidadania). A maranhense pediu à presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann, que o Ministério das Mulheres seja, também, “da Família”. Mais do que um termo simbólico, o tema ganha peso entre a população evangélica, que prioriza questões morais e a pauta de costumes no dia a dia.

“Qualquer conversa com o segmento evangélico deve começar partindo do conceito de família”, disse Eliziane.

Lembrando que atualmente o governo tem o Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos, que foi comandado por Damares Alves, bolsonarista raiz e evangélica, que foi eleita senadora pelo Distrito Federal.

Lula já deu sinais de que vai desmembrar a pasta, ao montar grupos de trabalho distintos durante a transição para cuidar de questões ligadas às mulheres e aos direitos humanos. Mas ninguém sabe ainda o que fazer com o tema “família”.

É aguardar e conferir, mas essa é uma sugestão de alguém de peso e que ajudou bastante na vitória de Lula no 2º Turno.