Nesta sexta-feira (02) o deputado estadual, Aluísio Mendes, em entrevista ao Ponto Final, na Mirante AM falou sobre sua filiação ao Republicanos. Eleito para mais um mandato de deputado federal no pleito 2022 com 126.577 votos, ele estava filiado ao PSC, porém o partido não conseguiu atingir a cláusula de barreio e acabou sendo incorporado ao Podemos. Aluísio destacou que esses foram os motivos que inviabilizaram sua permanência.

O deputado federal afirmou que recebeu o convite de diversos partidos como PP, União Brasil e teve conversas mais adiantadas com o PSD e o Republicanos. Sobre a sua escolha, Aluísio explicou que tem uma história com o Republicanos.

“Acabei, de todas as propostas, optando pelo Republicanos. Primeiro pela total autonomia me dada na condução do partido que foi uma das exigências que eu fiz e também pela boa relação que eu tenho com Marcos Pereira e também pelas bandeiras do Republicanos terem muito mais a ver com a minha postura partidária e política”, disse Aluísio.

O parlamentar acrescentou que a sua ida para o partido, juntamente com mais dois deputados e um senador, o Republicanos passa a ser a quinta bancada na Câmara Federal.

Aluisio também comentou sobre o posicionamento do partido em relação ao Governo do Maranhão e a Prefeitura de São Luís. O futuro presidente do Republicanos deixou claro que esses posicionamentos serão tomados após reunião com todos os membros do partido, mas sinalizou ao atual governador Carlos Brandão, com quem tem amizade, de que não teria nenhum problema em integrar a base do Governo Brandão.

Já com relação a prefeito Eduardo Braide, Aluisio relatou que tem ocorrido um afastamento por parte do gestor e que somente uma nova conversa poderia solucionar, mas disse que tem sentido um distanciamento do gestor e tem respeitado a decisão.

Aluisio também disse que o Republicanos terá uma postura independente no Governo Lula e que seguirá defendendo a bandeira da Segurança no Câmara Federal. O deputado federal também comentou a possibilidade do senador eleito Flávio Dino assumir o Ministério da Justiça e Segurança Pública, além de reafirmar que no Brasil não tem espaço para o terceiro turno, mesmo tendo apoiado o atual presidente da República, Jair Bolsonaro.

Clique aqui e ouça a entrevista na íntegra.

Contas aprovadas – Na sessão da manhã desta sexta-feira as contas de campanha de Aluisio Mendes foram aprovadas de forma unânime pelo Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão. O relator do processo de prestação de contas do Aluisio Mendes foi o juiz Federal Lino Sousa Segundo, que emitiu decisão seguindo parecer do Procurador Regional Eleitoral que já tinha opinado pela aprovação das contas, conforme tinha apontado a análise do setor técnico de contas do TRE.