É bem verdade que os institutos de pesquisas foram massacrados após o resultado das eleições de 2022. Também é importante ressaltar que a maioria das críticas foram justas, mas precisamos ser justos e lembrar que em alguns casos existiram acertos.

No caso da pesquisa IPEC, contratada pela TV Mirante, divulgada no sábado (01), sobre o cenário no Maranhão, o instituto, dentro da margem de erro, acertou resultado das eleições.

O IPEC apontava que o governador Carlos Brandão (PSB) teria 48% (45% e 51% margem de erro), Lahesio Bonfim teria 22% (25% e 19%), Weverton Rocha (PDT) teria 20% (23% e 17%) e Edivaldo Júnior (PSD) teria 5% (8% e 2%).

Após a conclusão da apuração, Brandão terminou com 51,29%, Lahesio 24,87%, Weverton 20,71% e Edivaldo 2,51%.

Este Blog segue sempre sendo um árduo crítico dos institutos de pesquisa, principalmente quando erram fora da margem de erro, mas é preciso reconhecer também quando acertam.

Uma pena é que aqueles que brincam de fazer pesquisa e debocham da cara do eleitor, como alguns fizeram aqui no Maranhão e no Brasil, seguirão fazendo pesquisas como se nada tivesse acontecido.