O prefeito Eduardo Braide participou da abertura dos Jogos Escolares Ludovicenses (JELs) 2022, realizada na tarde desta sexta-feira (20), no ginásio Costa Rodrigues (Centro). A competição, organizada pela Secretaria Municipal de Desportos e Lazer (Semdel), reunirá 57 escolas das redes pública municipal e estadual e privada de São Luís. O evento é classificatório para os Jogos Escolares Maranhenses (JEMs). As competições dos JELs ocorrerão apenas aos fins de semana, até junho, para preservar a rotina escolar dos atletas.

“Os Jogos Escolares Ludovicenses vão reunir várias categorias e diversas escolas, tanto da rede pública quanto privada da nossa cidade e tenho certeza que será um grande evento, com gosto de volta das competições escolares que estavam suspensas. Uma oportunidade para que a gente possa conscientizar nossas crianças e adolescentes para entenderem a importância do esporte e praticarem e fazerem da competição um exemplo para todos nós. Os jogos também são inclusivos, pois aqui também teremos competições destinadas aos atletas com deficiência”, destacou o prefeito Eduardo Braide.

A competição inicia neste sábado (21), com jogos de xadrez que serão realizados no colégio Vinícius de Moraes (Turu) e de atletismo com disputas no campus da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), no Bacanga. As competições da categoria Infantil seguem até 30 de maio e a Infanto, será de 10 a 30 de junho, sempre aos fins de semana, nas modalidades esportivas individuais e coletivas.

“Os JELs partem do diálogo que mantivemos com as escolas e as federações e uma das grandes demandas era a falta de atividades para este público por conta das restrições sanitárias. Este ano, com a liberação dos eventos pelos órgãos de saúde, planejamos e realizaremos os jogos com sucesso”, pontuou o secretário da Semdel, Ricardo Diniz.

Escolas – Os Jogos Escolares Ludovicenses (JELs) traz este ano o tema “Depois do golaço da vacinação, que comecem os jogos”, uma referência ao esforço da gestão do prefeito Eduardo Braide para imunizar os habitantes da cidade, que é reconhecida como a capital brasileira da vacina.

A competição reunirá 20 escolas da rede pública do Município e Estado, 36 instituições da rede privada e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA). Estudante do Colégio Militar Tiradentes, o atleta Antonio Rocha, de 15 anos, acredita que os jogos são um novo começo. “É uma forma muito boa de recomeçar, um novo formato, com várias escolas e pessoas se motivando em prol do esporte, o que é muito bom”, destacou o adolescente que foi o responsável por carregar a tocha na cerimônia de abertura dos JELs.

Esta é a primeira vez que o Município de São Luís promove a etapa classificatória para os Jogos Escolares Maranhenses. “A Prefeitura de São Luís corrige um erro histórico resgatando uma dívida com os alunos, atletas, professores e comunidade escolar ao executar a etapa municipal dos Jogos Escolares Maranhenses. Este evento não era executado pela Prefeitura, mas com a orientação de técnicos especializados e professores de educação física ocorrerá este ano”, ressaltou o presidente da Federação Maranhense de Desporto Escolar, Hamilton Ferro.

Entre os atletas, a motivação é grande. É o caso de Kewelly Saraiva, da Unidade de Educação Básica (U.E.B), Alberto Pinheiro. “Estou muito feliz com os jogos, foi difícil continuar treinando na pandemia, mas a gente deu um jeito e agora, vou participar da competição”, disse ela que competirá no judô.