Nesta terça-feira (12), a Prefeitura de São Luís conseguiu junto a Justiça do Maranhão a decretação da ilegalidade do movimento grevista que Sindicato dos Profissionais do Magistério do Ensino Público Municipal de São Luís (SINDEDUCAÇÃO) iria realizar a partir do dia 18 de abril (reveja).

No entanto, mesmo diante desse cenário, o prefeito de São Luís, Eduardo Braide, demonstrou que quer seguir dialogando com a categoria e evitando que os alunos voltem a ser prejudicados, uma vez que a pandemia da Covid-19 trouxe prejuízos incalculáveis.

Na noite da terça-feira, mesmo depois da decisão judicial, Braide recebeu representantes do SINDEDUCAÇÃO para dialogar sobre a campanha salarial da categoria. O prefeito assegurou que apresentará uma nova proposta na terça-feira (19), baseada na realidade financeira do Município.

“Convidei e recebi hoje aqui na Prefeitura, o Sindeducação para dialogarmos sobre a campanha salarial da categoria. Aos nossos educadores, informei que na próxima terça-feira (19), a Prefeitura apresentará uma nova proposta dentro da realidade financeira do Município. Em contrapartida, o Sindeducação se comprometeu em avaliar junto à categoria, a suspensão do movimento até a apreciação da nova proposta. O nosso trabalho de reconstruir a educação de São Luís não pode parar”, afirmou o prefeito.

A atitude de Braide demonstra que segue aberto ao diálogo, afinal outro gestor poderia se valer da decisão judicial e manter simplesmente a proposta inicial.

No entanto, o prefeito, numa atitude louvável, optou pelo diálogo franco, e o fez pessoalmente, sem transferir a responsabilidade para qualquer outro secretário.

É aguardar, conferir e torcer, pelo bem da educação das crianças que estudam na rede pública de São Luís, que o bom senso prevaleça.