O PSDB no Maranhão é comandado pelo vice-governador Carlos Brandão, mas com a eminente saída de Brandão para o PSB, para assegurar o PT no seu palanque na disputa pelo Palácio dos Leões, alguns políticos se movimentam em torno do comando da legenda.

Na terça-feira (25), o deputado estadual Wellington do Curso, único parlamentar do partido com mandato no Maranhão, ao lado da ex-deputada Andrea Murad (PSDB), se reuniram com o presidente nacional da legenda, Bruno Araújo.

Wellington e Andrea debateram o destino do PSDB no Maranhão as vésperas das eleições de 2022. A ideia é assumirem o comando e consequentemente os rumos que o partido deverá tomar no pleito deste ano.

“Na pauta, conjuntura da política nacional e estadual, fortalecimento da legenda com candidaturas estaduais, federais e majoritárias ao governo do Maranhão e ao senado. Construindo alternativas para um Maranhão melhor. Todos os dias, acreditamos e lutamos por um Maranhão que tenha mais oportunidades, com geração de empregos, diminuição de impostos. Que tenhamos saúde, educação e segurança de verdade e não as propagandas mentirosas de Flávio Dino!”, escreveu Wellington do Curso.

Vale lembrar que durante a prévia do PSDB para a disputa interna sobre a eleição para Presidência da República, Andrea Murad se posicionou publicamente a favor do governador de São Paulo, João Dória, vencedor das prévias, chegando a criticar o governador maranhense Flávio Dino (PSB) por eventualmente se intrometer na disputa do PSDB no Maranhão.

“A postura inaceitável do ainda governador Flávio Dino em se envolver na vida interna de um partido político que não é o seu, no caso o PSDB, bem como a tentação totalitária, própria de um vulgar ditador de qualquer ‘república das bananas’, em querer tentar proibir a vinda ao Maranhão do governador João Doria, mostra bem o caráter, personalidade e perfil ditatorial de quem não sabe aceitar as regras da Liberdade e da Democracia e que baseia a sua ação política num vergonhoso ‘quero, posso e mando’. E é esse homem, Flávio Dino, que quer nos representar, a todos nós maranhenses, no Senado Federal. Como filiada no PSDB, apoio sem reservas a pré-candidatura presidencial de João Doria. E faço-o exatamente em nome dos superiores valores da Liberdade, da Democracia, e pensando no futuro e desenvolvimento do Maranhão”, afirmou Andrea Murad na época.

No entanto, vale destacar que existem outros políticos de olho no comando do PSDB. O próprio Carlos Brandão, caso efetive a saída da legenda, pretende que o ex-prefeito de Imperatriz, Sebastião Madeira, assuma presidência do PSDB no Maranhão.

A senadora Eliziane Gama, atualmente no Cidadania, também é cotada para assumir o PSDB. Eliziane, que apoia a pré-candidatura do senador Weverton Rocha (PDT), ficou em situação delicada, após o presidente nacional do Cidadania, Roberto Freire, anunciar que o partido vai apoiar Carlos Brandão.

O ponto favorável é que Wellignton e Andrea poderiam alinhar um palanque único para a pré-candidatura de João Doria, ao contrário de Eliziane Gama e Sebastião Madeira.

É aguardar e definir, afinal o comando do PSDB do Maranhão, com a eminente saída de Carlos Brandão, passou a ser alvo de uma disputa nos bastidores políticos.