Durante o início da semana, alguns sites nacionais destacavam o incômodo do presidente da República, Jair Bolsonaro (PL), em ter que subir no mesmo palanque que o presidente do PL no Maranhão e pré-candidato ao Palácio dos Leões, o deputado federal Josimar de Maranhãozinho.

Os sites inclusive destacaram que por conta da situação, o PL poderia abdicar da disputa no Maranhão, convencendo Josimar a disputar somente a reeleição para a Câmara Federal.

Nesta quarta-feira (19), o presidente nacional do PL, Valdemar Costa Neto, já teria iniciado a “limpa” que pretende fazer em alguns diretórios estaduais, conforme combinado para a chegada de Bolsonaro na legenda.

Um dos primeiros a sofrer com as mudanças foi o diretório do PL no Pará, que era comandado por Cristiano Vale. A mudança já ocorreu e pode ter acontecido pelo fato de vale ter apoiado a reeleição de Helder Barbalho (MDB) para o Governo do Pará.

Vale ressaltar que, segundo próprio presidente nacional, todos os escritórios da sigla em Estados são representações provisórias, o que deixa qualquer mudança a uma canetada de distância, dependendo apenas da vontade de Valdemar Costa Neto.

O curioso é que as mudanças iniciam um dia após Valdemar se reunir com o comitê de campanha de Bolsonaro.

É aguardar e conferir, mas é bom Josimar ficar atento as próximas movimentações, principalmente se insistir na pré-candidatura ao Governo do Maranhão.