O autor da PEC que criou o Fundo Estadual de Combate ao Câncer, deputado federal Eduardo Braide, voltou a utilizar as redes sociais para defender o apoio irrestrito ao Hospital Aldenora Bello, que novamente deixou de atender novos pacientes por dificuldades financeiras.

Braide lembrou que o Fundo Estadual do Câncer, que assegura recursos no combate à doença, oriundos de 5% do ICMS sobre a venda de cigarros e derivados de tabaco e 3% do imposto sobre a venda de bebidas alcoólicas, rende milhões, mas mesmo assim a instituição não tem recebido esses repasses.

O deputado lembrou ainda que como deputado federal tem destinado parte de suas emendas para a instituição e lamentou a triste situação. Veja o posicionamento e o vídeo de Eduardo Braide.

 

Vale lembrar que o deputado Eduardo Braide, árduo defensor da causa, também já protocolou na Câmara Federal, a PEC do Fundo Nacional de Combate ao Câncer. A proposta está tramitando e já foi aprovada na Comissão de Constituição e Justiça.

A expectativa é que nos próximos meses a luta de Braide no Maranhão pelas pessoas com câncer, seja estendida para todo o Brasil.

Contramão – Na contramão dessa preocupação está o Governo Flávio Dino. Já que além de não repassar o dinheiro do Fundo Estadual de Combate ao Câncer ao Hospital Aldenora Bello, não tem também pago emendas de deputados estaduais, por serem oposicionistas, a instituição.

Os deputados estaduais Adriano Sarney (PV), Wellington do Curso (PSDB) e César Pires (PV), tem tentado ajudar o Aldenora Bello, através de suas emendas parlamentares, mas não têm conseguido.

Diante dessa polêmica lamentável e o risco de atingir milhares de pessoas que precisam do tratamento contra o câncer, o deputado César Pires se posicionou nas redes sociais sobre o assunto.

“Há cinco anos venho destinando recursos ao Hospital Aldenora Bello, por meio de emendas ao orçamento do Estado. Só este ano, destinei R$ 1 milhão àquele hospital que presta tão importante assistência aos maranhenses. Mas nenhum centavo das minhas emendas para o Aldenora Bello foi repassado pelo governo estadual. Essa é a verdade na saúde do Maranhão”, destacou Pires.

Inegavelmente são posturas bem diferentes, a do deputado federal Eduardo Braide e a do governador Flávio Dino, que o diga o Hospital Aldenora Bello e os maranhenses que travam essa árdua e inglória batalha contra o câncer.