As especulações são muitas sobre as eleições municipais de 2020 e até mesmo sobre as estaduais de 2022, mas antes disso, nas próximas semanas, teremos duas eleições que podem influenciar nessas duas mais distantes.

No dia 1º de fevereiro, data da posse dos novos eleitos para o Legislativo, teremos a eleição para a nova Mesa Diretora da Assembleia Legislativa do Maranhão. A tendência é que o atual presidente da Casa, Othelino Neto seja reeleito.

Com o apoio incondicional do governador Flávio Dino, da bancada do PDT (a maior da AL) e de praticamente todos os futuros parlamentares (eleitos e reeleitos), Othelino deve ser aclamado, pois tende a ser candidato único. Entretanto, nas próximas semanas as articulações devem acontecer para a composição do restante da Mesa Diretora para o próximo biênio.

Um dia antes, no dia 30 de janeiro, teremos a eleição para a FAMEM – Federação dos Municípios do Estado do Maranhão. Na entidade que engloba os prefeitos maranhense a situação ainda parece indefinida.

O candidato mais forte segue sendo o atual prefeito de Tuntum e presidente da FAMEM, Cleomar Tema. Entretanto, o prefeito de Igarapé Grande, Erlanio Xavier, tem se articulado e garante que também entra na disputa.

O governador Flávio Dino, líder do grupo político dos quais os dois pertencem, tem defendido o diálogo para evitar uma disputa que pode deixar sequelas.

Cleomar Tema e Erlanio Xavier seguem se articulando e os próximos passos podem ser decisivos. Tema pode ter um reforço nesta reta final, já que o governador em exercício, o vice-governador Carlos Brandão, estará em Tuntum e pode declarar apoio a reeleição do atual presidente da FAMEM.

É aguardar e conferir, já que antes de 2020 e 2022, teremos as eleições da FAMEM e Assembleia Legislativa.